Rua Duque de Caxias, 21 - Centro. Coronel Fabriciano-MG
31 3841-2661  |  31 3842-1472  |  31 9 8788-1473

Dicas

Convivência para animais de estimação em condomínio

A presença de animais em condomínios é um dos principais motivos de desentendimento entre os moradores. O que mais costuma incomodar os vizinhos são o excesso de barulho e a sujeira nas áreas comuns. Gostando ou não, quem mora em apartamento dificilmente ficará livre da convivência com os bichinhos. A educação e o respeito devem ser postos em prática para se evitar conflitos. Algumas dicas:


• Procure se informar sobre as raças mais adequadas para viver em apartamentos;
• Busque orientação de profissionais especializados para educar o cachorro a não latir ao toque da campainha ou interfone;

• Não faça do jardim do condomínio a toilete dos cães e gatos. Mas, se um "acidente" acontecer, recolha os dejetos do bichinho;

• O ideal é criar regras claras de transporte e permanência dos bichos de estimação. O uso do elevador de elevador de serviço, com o animal no colo é o mais indicado. Tanto a assembléia geral como o regulamento interno podem determinar essas normas;

• Mantenha em dia a vacinação do seu animal de estimação, colaborando para a saúde e bem-estar de todos;

• Não deixe o animal sozinho por muito tempo dentro do apartamento e realize passeios diários, se possível mais de uma vez ao dia;

• Caso precise se ausentar do apartamento por muito tempo, deixe o animal na casa de algum amigo ou parente; • Nunca deixe o animal solto nas áreas comuns;
• Procure sempre andar com a coleira e guia;

• Não permita que as crianças acariciem o animal, para evitar reações inesperadas e acidentes.

Relação interpessoal em condomínio

Antes de locar, procure informações sobre a Convenção e o Regimento Interno que regem o condomínio para que não lhe sobrevenham surpresas e aborrecimentos com as regras às quais você e sua família terão que se adequar.

Combate à Dengue

O sol e o calor junto com as chuvas que atingem várias partes do País têm oferecido o clima perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. O mosquito, que é escuro e tem listras brancas, é menor do que um pernilongo e gosta de água parada e limpa, onde se reproduz. Eles picam durante o dia. A melhor forma de evitar a dengue, através da prevenção do nascimento dos mosquitos transmissores.

As campanhas não podem se enfraquecer. É necessário estar constantemente relembrando acerca dos perigos da Dengue. Folhetos explicativos nos murais e elevadores pode ser uma estratégia eficaz no combate à doença. O conteúdo deve apresentar ações que evitam a proliferação do mosquito na área interna dos imóveis e também nas áreas comuns. A prevenção deve começar dentro do imóvel de cada condômino. Quem gosta de cuidar de plantas deve evitar o acumulo de água nos pratos dos vasos. Prefira substituir a água dos vasos por areia grossa umedecida.

A dedetização interna também pode ser uma ferramenta contra a dengue. O procedimento deve ser feito por uma empresa especializada, que tenha profissionais com conhecimento técnico suficiente para eliminar os mosquitos adultos e as larvas. A aplicação dos produtos deve ser feita no início da manhã ou no fim da tarde para obter melhores resultados. Antes da dedetização, o morador deve esclarecer todas as dúvidas com a empresa dedetizadora para evitar aborrecimentos posteriores.

Devem ser constantemente verificados: piscinas, jardins, ralos externos, caixas d’água, canaletas que drenam a água da chuva, eventuais obstruções que fazem manter água nas lajes. Colocar duas colheres de sal, uma vez por semana, em ralos e calhas, é outra medida que evita o surgimento de focos do mosquito. As calhas necessitam de inspeção, principalmente após as chuvas.

Para decoração de apartamentos pequenos

A decoração de um apartamento pequeno (± 50 m²) pode deixar o interior com a impressão de ser maior. O uso de um espelho no final de um corredor, além de melhorar a iluminação, cria a ilusão de dobrar a área, de que o espaço da casa é maior. Se você gosta de receber amigos em um apartamento, mesmo que pequeno, uma boa dica de decoração é colocar um espelho na parede perto da porta. E quanto mais bem iluminado, melhor. A luz não deixa que os cantos escuros do seu apartamento diminuam a sensação de espaço. Janelas grandes também ampliam a sensação de espaço, pois o exterior torna-se parte da decoração.

Para o aluguel de seu primeiro imóvel

Quem deseja sair da casa dos pais para alcançar a independência pode encontrar alguns desafios pela frente. Contas de telefone, água e luz podem trazer dor de cabeça caso o morador não se programe para o pagamento no tempo certo. Com um bom planejamento, é possível que o inquilino se organize e dê o primeiro passo à liberdade em busca de locar seu primeiro apartamento ou casa. Confira algumas dicas para ajudar você a alugar seu primeiro imóvel:

Local - Escolha a região que você pretende morar. Desta maneira, você pode optar por seus bairros de preferência e facilitar a busca. Pesquise quais são os pontos de acesso, meios de transportes e facilidades aos arredores. Para quem tem filho, por exemplo, morar perto da escola que ele frequenta pode deixar a sua vida mais tranquila. Proximidade ao local de trabalho também é uma ótima opção. Cada pessoa tem sua própria necessidade, portanto consultar uma imobiliária da região em que pretende morar pode ajudar muito na decisão.

Dentro de casa – É fundamental se sentir bem dentro do imóvel, onde o ambiente lhe proporcione um sentimento agradável.

Prioridades - Cada locatário deve priorizar o espaço a locar. Portanto, delimite sua escolha. Se seu carro é grande, por exemplo, procure um lugar que ofereça uma garagem de tamanho apropriado. Se você dá abrigo a animais de estimação, verifique se o local permite os mesmos.

Planejamento financeiro - Alugue na medida de sua possibilidade. Estipule qual a quantia ideal para o seu aluguel e escolha pelo critério de valor. Lembre-se: não é prudente comprometer mais de 30% de seu rendimento mensal com aluguel e encargos da locação, como água, luz, IPTU, condomínio, etc.

Vistoria no local - É importante verificar todos os detalhes antes de fechar o contrato de locação. A vistoria inicial identifica as condições reais do imóvel. É necessário constatar se há algum dano, identificar o estado de conservação e o tipo de material utilizado no imóvel.

Ar condicionado

• Um ambiente aclimatado agrega conforto. O ar-condicionado é capaz de favorecer o ambiente, seja para aquecer ou resfriar. Sua função é tirar calor ou frio de um lugar e transferi-lo para outro. Por isso, os aparelhos precisam de uma ligação com algum lugar que possa receber calor ou frio sem problemas, geralmente uma área externa. O processamento dos aparelhos de ar-condicionado sempre envolve água, é preciso encontrar um dreno, uma área externa ou interna que possa receber o líquido produzido pelo uso do aparelho.

• Em qualquer tipo de sistema, é preciso um ponto ideal de força para suportar a carga do aparelho. Necessário também se levar em conta a área externa, a localização, a insolação e outras condições naturais do imóvel, e até o material com que foi construído o imóvel.

• Na opção por um sistema de refrigeração, é preciso levar em conta o número de pessoas que frequentam o local, a área ocupada, o tipo de cobertura, a incidência de sol, o tipo de iluminação e a quantidade de aparelhos que emitem calor para o ambiente. A cortina, o tipo de vidro e a espessura das paredes também vão influenciar.

• A regulagem e inspeção contínua do aparelho são cruciais. É comum se dizer que o frio do ar-condicionado faz com que as pessoas adoeçam, mas a fonte dos problemas não é a temperatura. O aparelho é um lugar úmido e a sujeira que passa por ele tende a se instalar ali. O ambiente é ideal para a proliferação de bactérias e elas, sim, podem causar doenças.

• A manutenção preventiva tende a ser fator que influencia na economia de energia. A regularidade na limpeza e inspeção pode evitar danos mais significativos.

• Para ambientes menores, o ideal é a instalação do split. O principal fator de interesse nesse aparelho é o menor ruído que produz e o direcionamento do ar. O controle de temperatura e a confiabilidade nas peças envolvidas também é maior. A limpeza do filtro, na maior parte dos modelos, pode ser feita por qualquer pessoa. O aparelho é mais econômico que os de janela e evita a quebra de paredes, além de consumir mais energia e exigir manutenção constante.

• Prefira adquirir aparelhos que trazem informação sobre o consumo, e excolha o aparelho certo para cada tipo de ambiente. Um dos motivos que levam ao alto consumo de energia é o fato de os modelos não possuírem tecnologia “inverter”, que nivela e mantém a temperatura configurada pelo consumidor. Geralmente, nos splits não existe estabilidade na temperatura, o ar condicionado liga e desliga constantemente para tentar manter a estabilidade térmica. Na prática, quando se programa o aparelho para 20ºC, a temperatura do ambiente fica variando de 15ºC até 25°C.

Dez principais cuidados para comprar um lote com segurança

O baixo custo de manutenção, a maior valorização com o passar dos anos e a estabilidade tem feito com que o lote tenha se tornado uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda. Porém a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros. Confira as dicas e faça um bom negócio.

Principais cuidados:

1° – O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

2° – Escolher um bom empreendimento também depende de verificar sobre quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

3° – Visite o local que se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes.

4° – Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5° – Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

6° – Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7° – Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8° – É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9° – Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e uma quota irregular vendida.

10° – Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

Agendar visita

Nome
Entrada Inválida

E-mail
Entrada Inválida

Telefone
Entrada Inválida

Mensagem
Entrada Inválida

Como prefere ser retornado?
Entrada Inválida

Fazer proposta de compra

Nome
Entrada Inválida

E-mail
Entrada Inválida

Telefone
Entrada Inválida

Valor da proposta
Entrada Inválida

Pretende financiar parte com banco?
Entrada Inválida

Pretende colocar imóvel como parte de pagamento?
Entrada Inválida

Pretende colocar carro como parte de pagamento?
Entrada Inválida

Como prefere ser retornado?
Entrada Inválida

Observações
Entrada Inválida

Solicitar mais informações

Olá, como podemos te ajudar?